1546 downloads · 2389 visualizações

Identificação das organizações da sociedade civil (OSC) com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um estudo a partir do Mapa das OSC

Autores/Participantes : Camila Escudero

Coordenador(es) : Carolina Magosso

Os desafios para a implementação e consolidação da Agenda 2030, das Organizações das Nações Unidas (ONU), se aplicam, em maior ou menor grau, a todos os setores da sociedade. Simultaneamente, verifica-se um diálogo e convergência das finalidades de atuação do terceiro setor com as metas contempladas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que coloca as organizações da sociedade civil (OSC) na função de ator social relevante – e, por que não, protagonista – nas relações nacionais, globais e multilaterais voltadas para a promoção dos ODS. O presente artigo teve como objetivo verificar de que maneira as OSC têm identificado suas ações e atividades práticas aos ODS, de acordo com o preenchimento desses dados no Mapa das OSC (IPEA, 2020). Entre os principais resultados, destaca-se que os dados sistematizados permitem uma melhor compreensão e oferecem uma perspectiva organizadora dos elementos que caracterizam as interações entre OSC e ODS.

Este artigo integra a publicação seriada Artigos GIFE , que publica reflexões e análises de pesquisadores brasileiros de diferentes áreas do saber com o objetivo de estimular, ampliar e disseminar a produção de conhecimento qualificado sobre o campo da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil no Brasil.

Ano de publicação
Autores/
Participantes
Coordenadores
Foco geográfico
Idiomas
Tipo de conteúdo
DOI
10.33816/gife.20200202a6
ISBN/ISSN
2674-8061
Direitos autorais
Copyright GIFE 2020