Sobre

A SINAPSE

Biblioteca virtual do investimento social que reúne publicações relevantes, nacionais e internacionais, sobre filantropia, investimento social privado, terceiro setor e temas de interesse para o campo. Ela compõe o Centro de Referência Patrícia Bildner (CRPB), que agrega conteúdos impressos e digitais sobre o setor e foi criado pelo GIFE em 2001, em reconhecimento e agradecimento à Fundação Patrícia Bildner (extinta em 1999) pela doação de seu patrimônio ao GIFE.

O GIFE entende que o acesso a dados e informações de qualidade é fundamental para que o investimento social privado seja fortalecido, ampliado e diversificado. Nesse sentido, a Sinapse foi criada para possibilitar o acesso gratuito e ilimitado ao material produzido pelo e sobre o campo e, assim, promover o compartilhamento de conhecimento entre investidores sociais, academia e outros atores da sociedade civil.

A plataforma é atualizada com publicações produzidas pelo GIFE, por seus associados, parceiros e pela academia e você também pode contribuir enviando sugestões de publicações. Esperamos que a Sinapse seja construída coletivamente, garantindo a qualidade e coerência do conjunto de publicações, a partir da curadoria qualificada do GIFE.

Para acessar ou baixar publicações, não é necessário fazer nenhum cadastro. Cadastre-se para salvar suas publicações favoritas e montar sua própria biblioteca online.

O GIFE

Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) é uma organização sem fins lucrativos que reúne associados de origem empresarial, familiar ou independente que investem em projetos de interesse público. Criado em 1989 como grupo de troca e colaboração e institucionalizado em 1995 por 25 organizações, tornou-se referência no campo da filantropia e do investimento social privado no Brasil.

Nesses mais de 20 anos de atuação, tem contribuído para o fortalecimento de práticas e ações a serviço do bem comum no país, trabalhando para expandir, qualificar e fortalecer o investimento social privado, diversificar e ampliar atores e recursos, criar referências e estimular boas práticas de gestão, bem como articulando o setor com a sociedade e a agenda pública. Atualmente, o GIFE reúne mais de 160 associados que, somados, aportam mais de 3 bilhões de reais por ano em projetos próprios e no apoio a projetos de terceiros.