21 downloads · 36 visualizações

Desafios e Dilemas das Ongs na Cooperação Internacional: Uma Análise da Realidade Brasileira

Autores/Participantes : Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Edgilson Tavares de Araújo, Flávia de Magalhães Alvim, Patricia Maria Emerenciano de Mendonça

Este artigo discute o histórico de relacionamento de organizações da cooperação internacional e suas parceiras locais brasileiras, levantando algumas hipóteses sobre esse relacionamento. Por anos, observou-se uma gradual retirada de recursos e apoio das entidades de cooperação internacional no país e uma maior concentração de ações no continente africano e asiático e no leste Europeu. Essas mudanças são frutos de pressões e desafios que se colocam sobre as organizações financiadoras do Norte, que acabam gerando um impacto nas organizações não governamentais (ONGs) brasileiras devido ao seu histórico de dependência financeira.

Para discutir essas questões, este trabalho resgata o histórico de atuação da cooperação internacional no Brasil, suas principais áreas de atuação e prioridades. Ele busca traçar os cenários de atuação das organizações internacionais, identificando suas fontes de recursos e legitimidade e sua inserção num complexo sistema de fluxo de recursos e conhecimentos.

Ano de publicação
Organizações responsáveis
Foco geográfico
Idiomas
Tipo de conteúdo
Direitos autorais
Copyright Revista Gestão 2009