801 downloads · 1452 visualizações

InnovaLatino

Este relatório InnovaLatino baseia-se em novos elementos, informações e análises sobre a inovação na América Latina. O relatório apresenta os resultados de uma pesquisa exclusiva com mais de 1.500 empresas produtoras de oito países. O relatório também reúne mais de 50 estudos de caso – “vinhetas” – de diferentes empresas e organizações identificadas como líderes em inovação nos seus setores. Juntos, estes dados mostram que a inovação é mais do que recuperar o atraso ou mesmo “dar o salto” imitando as empresas inovadoras de economias mais desenvolvidas. Em vários casos revela-se que empresas latino-americanas estão redefinindo negócios globais através do desenvolvimento de novos modelos de negócio.

O relatório destaca vários fatores críticos de sucesso para o fomento da inovação e descreve como vários países institucionalizaram boas práticas que criam um melhor ambiente para a inovação. O InnovaLatino destaca cinco aspectos da realidade econômica latinoamericana para fornecer lições importantes para os países que pretendem
reforçar a sua capacidade de inovação: inovação em uma economia de recursos naturais abundantes; políticas para desenvolvimento de habilidades e competências em inovação, através do reforço da educação formal e da ligação entre as universidades e o setor empresarial; parcerias e políticas de grupo; inovação e o crescimento verde; e a importância dos sistemas de informação para monitorar e avaliar as políticas de inovação.

Ano de publicação
Foco geográfico
Idiomas
Tipo de conteúdo
Direitos autorais
Copyright Fundação Telefônica 2013