535 downloads · 1262 visualizações

A Iniciativa Privada e o Espírito Público: A evolução da ação social das empresas privadas no Brasil

Coordenador(es) : Anna Maria Medeiros Peliano, Luana Simões Pinheiro

Os resultados finais da Pesquisa Ação Social das Empresas, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) pela segunda vez em todo o Brasil, apontam um crescimento significativo, entre 2000 e 2004, na proporção de empresas privadas brasileiras que realizaram ações sociais em benefício das comunidades. Neste período, a participação empresarial na área social aumentou 10 pontos percentuais, passando de 59% para 69%. São aproximadamente 600 mil empresas que atuam voluntariamente. Em 2004, elas aplicaram cerca de R$ 4,7 bilhões, o que correspondia a 0,27% do PIB brasileiro naquele ano. A partir da realização desta segunda edição da pesquisa, tornou-se possível iniciar a construção, de maneira inédita, de uma série histórica que permite o acompanhamento da evolução do comportamento da iniciativa privada na área social desde finais da década de 1990.

Ano de publicação
Foco geográfico
Idiomas
Tipo de conteúdo
Direitos autorais
Copyright Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) 2006