1020 downloads · 1787 visualizações

TIC Organizações sem fins lucrativos 2016: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas organizações sem fins lucrativos brasileiras

Autores/Participantes : Alexandre F. Barbosa

A construção de indicadores e métricas relevantes e confiáveis sobre o papel das TIC no setor das organizações da sociedade civil orientou o planejamento e a execução da Pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2016 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). O objetivo do estudo é compreender o estágio de adoção das TIC nas entidades sem fins lucrativos brasileiras e sua apropriação pelas pessoas que nelas atuam. Para tal, a pesquisa adotou como referência indicadores mundialmente comparáveis definidos por organismos internacionais. Para além disso, também foram definidos indicadores locais que pudessem responder a questões do contexto brasileiro.

O Cetic.br realizou, em 2012, a primeira edição da pesquisa, e esta publicação apresenta os resultados da terceira edição do estudo. Os dados detalham a presença de infraestrutura, bem como os usos das TIC realizados pelas organizações, buscando investigar também as possíveis barreiras e motivações que podem alavancar esse uso. Nesta edição de 2016 a pesquisa segue considerando organizações de distintas naturezas, incluindo aquelas de defesa de direitos, entidades religiosas, fundações, associações e sindicatos. Além disso, foram criados novos indicadores sobre temas como atividades no uso de software e dispositivos móveis, formas de recebimento de doação on-line, atores responsáveis pelo desenvolvimento do website, entre outros.

Ano de publicação
Autores/
Participantes
Organizações responsáveis
Foco geográfico
Idiomas
Tipo de conteúdo
Direitos autorais
Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License