1546 downloads · 4124 visualizações
Percepções e experiências dos gestores públicos sobre o alinhamento do investimento social privado às políticas públicas
Coordenador(es) : Graziela Santiago
Com a aproximação do investimento social privado (ISP) com as políticas públicas, alguns esforços de pesquisa têm sido feitos para compreender essas relações no Censo GIFE e no BISC. Este trabalho fez um levantamento das principais questões referentes ao alinhamento com as políticas públicas no Censo GIFE 2016, nos relatórios BISC 2015, 2016 e 2017, bem como desenhou e aplicou uma pesquisa com gestores públicos buscando mostrar o olhar do outro lado da relação. O perfil dos municípios, os resultados do survey e as entrevistas individuais desta pesquisa mostram as diferenças e semelhanças dos pontos de vista dos municípios e das empresas, institutos e fundações que realizam aporte de recursos financeiros em projetos de finalidade pública, além de indicarem as diferentes necessidades dos municípios e como a atuação em cada um deles deve considerar tais especificidades. Sobre os indícios de que diferenças sobre as percepções acerca dessas parcerias podem estar ocorrendo entre os gestores do ISP e gestores públicos, este artigo recomenda o aprofundamento em pesquisas futuras.
Este artigo integra a primeira edição dos Artigos GIFE, que foram selecionados na chamada pública lançada pelo GIFE em 2018. A série Artigos GIFE publica reflexões e análises de pesquisadores brasileiros de diferentes áreas do saber com o objetivo de estimular, ampliar e disseminar a produção de conhecimento qualificado sobre o campo da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil no Brasil.
Participantes