1105 downloads · 1858 visualizações

ALMANAQUE PARALAPRACÁ

Autores/Participantes : José Carlos Rêgo

Esse almanaque faz parte do material gerado para o projeto Paralapracá. O Almanaque Paralapracá tem como singularidade o fato de ser uma fonte de pesquisa, de referências e de inspiração para o incremento de sua atuação em diferentes espaços de aprendizagem. Para tanto, buscamos ingredientes selecionados e saborosos, dos quais você pode se servir conforme a “fome” de cada momento: desde pequenas entradas, passando pelos “pratos quentes” e chegando às sobremesas.

Além de ser uma fonte de “alimentação” para educadores da infância, o Almanaque Paralapracá é para fruição e deleite, por isso incorpora as preocupações de conteúdo, as formais, que caracterizam um almanaque: calendário, textos recreativos, cientí cos, literários e informativos distribuídos entre adivinhas, desa os, brincadeiras, cantigas, trava-línguas, parlendas, curiosidades, etc. Como referência e como fontes de pesquisa, tivemos os antigos e novos almanaques, as enciclopédias, os manuais, as revistas e outras publicações que guardam fronteiras com as intenções dessa publicação.

O Almanaque Paralapracá se destina aos educadores e às experiências em educação que se inscrevem na busca pela igualdade de direitos e oportunidades e acenam no sentido do incentivo à convivência entre os diferentes, particularmente no tocante à cultura da infância. Sua intenção maior é ser um ponto (quiçá um oásis) onde educadores, cada qual ao seu modo, possam se abastecer e/ou descansar, se surpreender e/ou se reconhecer, nutrir a alma e/ou dar mais uma degustada em sua própria cultura.

Ano de publicação
Autores/
Participantes
Organizações responsáveis
Foco geográfico
Idiomas
Tipo de conteúdo