970 downloads · 846 visualizações

As OSCs na Pandemia: Aprendizados e Inovações

Autores/Participantes : Domingos Armani, Moema Hofstaetter

Entre 2020 e 2022, com a pandemia de COVID-19, as organizações parceiras de Pão para o Mundo (PPM) no Brasil, assim como todas as organizações sociais, foram obrigadas a ajustar os projetos em execução e incorporar uma nova dinâmica institucional, adaptando-se às novas e difíceis circunstâncias.

Diante dessa situação tão adversa, emergiram algumas perguntas para reflexão: (i) Quais os impactos mais significativos da pandemia no trabalho das organizações da sociedade civil (OSCs)? ii) Quais foram os aprendizados e inovações dessa experiência tão desafiadora? (iii) Quais novas possibilidades essas organizações visualizam sobre sua evolução institucional futura? e (iv) Que expectativas elas nutrem em relação à sua relação com a PPM no que tange ao fortalecimento da capacidade de lidar com situações adversas e imprevistas?

Essa foi a inspiração para a realização de um estudo sobre os impactos e aprendizados coletivos dessas cerca de 40 OSCs durante a pandemia da COVID-19, organizações parceiras de PPM no Brasil.

Ano de publicação
Autores/
Participantes
Organizações responsáveis
Foco geográfico
Idiomas
Direitos autorais
Copyright Pão para o Mundo (PPM) 2022