Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil (2ª edição)

Autor(es) : Samira Bueno, Cristina Neme, Isabela Sobral, Valéria Scarance, Maíra Zapater, Denice Santiago, Eugênia Villa

Coordenador(es) : Samira Bueno, Renato Sergio de Lima

A pesquisa procura levantar informações sobre a percepção da violência contra a mulher e sobre a vitimização sofrida segundo os tipos de agressão, o perfil da vítima e as atitudes tomadas frente à violência.

Trata-se de pesquisa quantitativa elaborada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Instituto Datafolha, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. O universo da pesquisa é a população adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. A abrangência é nacional, incluindo Regiões Metropolitanas e Cidades do Interior de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil. As entrevistas foram realizadas em 130 municípios de pequeno, médio e grande porte, no período de 04 a 05 de fevereiro de 2019. A amostra total nacional foi de 2.084 entrevistas. A amostra total de mulheres foi de 1.092 entrevistas, sendo que destas 897 aceitaram responder o módulo de autopreenchimento (78%). Ambas as amostras permitem a leitura dos resultados no total do Brasil, pelas regiões: Sudeste, Sul, Nordeste e Norte/ Centro-Oeste. A margem de erro para o total da amostra nacional é de 2,0 pontos para mais ou para menos. A margem de erro para o total da amostra de mulheres participantes do autopreenchimento é de 3,0 pontos para mais ou para menos.

 

Ano de publicação
Foco geográfico
Idiomas
Tipo do Documento
Direitos autorais
Copyright Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2019