560 downloads · 1081 visualizações

Nudges em campanhas de captação de recursos no terceiro setor

Autores/Participantes : Flavio Pinheiro, Marcos Paulo de Lucca-Silveira

Coordenador(es) : Patrícia Kunrath Silva

A prática do nudge vem sendo difundida de maneira ampla e intensa nos últimos anos, o que deriva da simplicidade, baixo custo de implementação e resultados confirmados em estudos acadêmicos. Premiações de certos economistas com o Nobel também ajudaram a impulsionar a consolidação do campo da economia comportamental, que desenvolveu os nudges e que se origina da interação da economia com a psicologia.

O objetivo desta nota técnica é discutir o uso de nudges com o propósito de maximizar a captação de doações individuais. A teoria do nudge pode ser interessante para orientar estratégias de captação de doações de organizações sem fins lucrativos; ao mesmo tempo, sua implementação demanda atenção a protocolos técnicos, científicos e éticos, dependendo também do conhecimento preexistente dos seus efeitos no contexto do local e da organização. Sob esse aspecto, a discussão sobre nudges é, ainda, uma oportunidade para refletir sobre a integração entre o mundo acadêmico e o mundo da prática.

A série Notas Técnicas publica obras curtas e objetivas para estimular o debate de conceitos, oferecer orientações técnicas e detalhamentos sobre modos de fazer, buscando responder questões relevantes e práticas sobre o campo da filantropia e do investimento social.

Ano de publicação
Coordenadores
Foco geográfico
Idiomas
Tipo de conteúdo
ISBN/ISSN
978-65-86701-25-8
Direitos autorais
Copyright GIFE 2022